InspirAÇÕES: amor pela causa animal equilibra rotina agitada de assistente judiciária
Proteção a animais resgatados.
Isabel Salem é assistente judiciária da 3ª Vara Criminal da Capital e, em meio à rotina agitada, encontra tempo para se envolver voluntariamente em uma atividade: a causa animal. Servidora do Tribunal de Justiça de São Paulo desde 2022, ela conta que o voluntariado teve início de forma espontânea, em 2017, durante uma feira de adoção próxima de sua casa, onde conheceu as fundadoras do Projeto Vira-Latas Com Raça. Trata-se de uma plataforma de apoio a protetores independentes, que promove a adoção responsável de animais resgatados, além de campanhas para custear tratamentos veterinários. “Eu perguntei como poderia ajudar. Desde então, participo dos eventos, faço caronas solidárias e colaboro com a pulgação do projeto”, conta.
A relação de Isabel com a causa é profundamente pessoal. Com dois cães adotados, ela sente diariamente o impacto transformador de proporcionar aos animais um lar seguro e amoroso. “Só de imaginar o que meus cachorros passaram antes de serem adotados me dá motivação para ajudar outros a encontrarem a mesma segurança e carinho”, diz. A assistente afirma que essa atividade paralela ajuda a equilibrar sua rotina, impactando positivamente no trabalho no TJSP. “A interação com os animais me faz muito bem. Dedicando tempo a algo que me faz feliz, volto mais centrada para o trabalho”, afirma. Isabel também acredita ser importante servidores públicos estarem conectados à comunidade, o que pode se manifestar em persas formas de engajamento.
Os voluntários do Projeto Vira-Latas Com Raça participam de eventos de adoção, onde cuidam do bem-estar dos animais, orientam adotantes e oferecem caronas solidárias para transportá-los. “A melhor carona é quando levamos um animal para seu lar definitivo. É muito emocionante”, diz. Além disso, ela fala sobre a possibilidade de oferecer lar temporário para animais resgatados, o que ajuda a aliviar os abrigos superlotados.
A servidora acredita que a melhor maneira de ajudar é adotando. “Mesmo quem mora em apartamento e trabalha muito pode dar uma boa vida ao animal, com passeios e atenção. Eles enriquecem nossas vidas também.” Mas destaca qualquer apoio é bem-vindo, como a simples pulgação de uma ação. O Projeto Vira-Latas Com Raça, por exemplo, está nas redes sociais e quanto maior o alcance, mais animais poderão ser resgatados.