TJSE marca presença no 3º Encontro Nacional dos GMF’s em Porto Velho/RO
O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) participa do 3º Encontro Nacional dos Grupos de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Carcerário e Socioeducativo (GMFs) que teve início na quinta-feira, dia 8, e segue até hoje, dia 9 de agosto, em Porto Velho (RO). O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa aprimorar a atuação dos GMFs e fomentar a integração entre as instituições que atuam na justiça criminal e socioeducativa.
A programação do encontro inclui o debate sobre relevantes temas como o fortalecimento institucional dos GMFs, a otimização do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) e boas práticas no campo penal e socioeducativo. Além disso, são discutidos o apoio à integração dos serviços de alternativas penais, audiências de custódia e os desdobramentos estaduais do Plano Pena Justa, uma estratégia para enfrentar questões inconstitucionais das prisões brasileiras, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O evento é coordenado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do CNJ, em colaboração com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), o GMF de Rondônia e a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron). Também conta com o apoio técnico do Programa Fazendo Justiça da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron).
O TJSE está representado pelos juízes Iracy Mangueira, coordenadora da Infância e Juventude; Gaspar Feitosa de Gouveia Filho, titular da Vara de Execuções Penais (VEP); Edinaldo César Santos Jr., atualmente juiz auxiliar da Presidência do CNJ; e Karla Cardoso, chefe da Divisão Criminal e secretária do GMF/TJSE.
Este encontro representa uma importante oportunidade para a troca de experiências e a implementação de novas estratégias voltadas à melhoria dos sistemas penal e socioeducativo no Brasil.