Campanha Sinal Vermelho é divulgada em todo Estado através de ônibus intermunicipais
A campanha Sinal Vermelho, de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, foi ampliada em Sergipe a partir da pulgação em 289 veículos que compõem a frota da Cooperativa de Transporte Alternativo de Passageiros de Sergipe (Coopertalse). A ampliação foi possível após parceria firmada entre a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e Coopertalse, no mês passado.
“Ter a campanha estampada em ônibus que circulam em todo o Estado é um serviço de grande relevância porque lembra às pessoas que elas devem denunciar os casos de violência, protegendo a vítima e não o agressor. Nosso grande propósito com isso é contribuir para a redução dos índices de violência doméstica e familiar. Por isso, agradeço muito o apoio do presidente do Tribunal, o desembargador Ricardo Múcio, e à Coopertalse, que aderiu à campanha”, comentou a juíza Jumara Porto, Coordenadora da Mulher do TJSE.
Além da campanha estampada nos veículos da Coopertalse, a Coordenadoria da Mulher promoverá palestras entre os colaboradores da empresa. A campanha Sinal Vermelho foi lançada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em junho de 2020. Ao apresentar um ‘x’ vermelho na palma da mão, a mulher está denunciando uma situação de violência e pedindo ajuda.
A campanha tornou-se política pública em julho de 2021, quando foi sancionada a Lei Federal 14.188, que instituiu o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. Em Sergipe, a Lei Estadual 8.846 foi sancionada no dia 27 de maio de 2021, projeto de autoria da deputada Maísa Mitidieri.
Planejamento Estratégico 2021/2026MacrodesafioGARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAISMacrodesafioFORTALECIMENTO DA RELAÇÃO INTERINSTITUCIONAL DO JUDICIÁRIO COM A SOCIEDADE