Carlos França participa da abertura do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB, em Pirenópolis
O chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, participou, na noite desta sexta-feira (11), da abertura do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Pirenópolis. O evento, que será encerrado neste sábado (12), debate os rumos da profissão e questões pertinentes ao exercício da advocacia no Brasil.
A abertura do encontro reuniu representantes da OAB de todo País, entre eles o anfitrião do evento, presidente da OAB/GO, Rafael Lara Martins; presidente da OAB nacional, Beto Simonetti; presidente da Seccional da OAB- Ceará e coordenador nacional do Colégio de Presidentes, Erinaldo Dantas; o coordenador nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), Eduardo Uchôa; os membros do CNJ, conselheiros Marcello Tertto e Marcus Vinicius Jardim; e representantes do TJGO, os desembargadores Itamar de Lima, Guilherme Gutemberg e Ana Cristina Peternella França.
Para o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, a advocacia , como integrante do sistema de justiça, é fundamental à jurisdição e merece respeito e consideração. "Goiás está sendo premiado com esse encontro, com representantes de seccionais da OAB de todo o País, inclusive o presidente nacional da instituição, o advogado Beto Simonetti. Temas relevantes para a advocacia e para o sistema de justiça serão discutidos nestes dois dias. É importante para o Poder Judiciário participar da abertura de evento de tamanha grandeza, levando em conta a parceria e o trabalho respeitoso e harmônico que temos com a OAB-GO, muito bem conduzida pelo presidente Rafael Lara, que mantém um relacionamento de alto nível com o Poder Judiciário goiano”, pontuou.
O presidente da seccional goiana da OAB, Rafael Lara, por sua vez, destacou a importância para o Estado sediar o evento. "O Colégio de Presidentes Nacional da OAB é um dos órgãos deliberativos mais importantes do sistema OAB.É um grande privilégio para Goiás ser palco das decisões do sistema nacional da OAB do País", observou, ao acrescentar que estarão em discussão temas como o funcionamento da advocacia e a defesa da cidadania.
Proteção à sociedade e ao Estado Democrático de Direito
Ao abrir a solenidade, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, reforçou que a entidade irá sempre garantir a proteção à sociedade e ao Estado Democrático de Direito e que, no Brasil, o que valerá é a soberania do voto popular. “A OAB acompanhou as eleições de forma apartidária. Sob os muitos ataques e com muita resistência, nós mantivemos a Ordem, como deve ser, sendo a maior entidade da sociedade civil”, ressaltou.