Cejusc na Comunidade: projetos e ações são apresentados no Fórum de Laranjeiras
Nesta sexta-feira, dia 02, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Laranjeiras realizou o projeto Cejusc na Comunidade. Para representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, dos Centros de Referência da Assistência Social (Creas e CRAS) e da unidade de acolhimento foram explicadas as atividades do Cejusc e a importância da interlocução com as instituições que mantém o contato direto com a população, com as comunidades e também com o conflito.
“Nossa intenção hoje é fortalecer o elo com essas instituições, explicar o que é o Cejusc, as atividades que a gente desempenha e explicar o nosso setor de cidadania, justamente para fazermos ações conjuntas voltadas para população. Explicamos a importância da mediação e da conciliação para as partes, como isso permite desafogar o Judiciário por meio do tratar o conflito de uma forma diferente, uma forma criativa, tentando resolvê-lo sem que seja necessário judicializar o processo, mas resolver numa fase inicial, que é o que a gente chama de pré-processual”, explicou Keila Guimarães, supervisora do Cejusc.
O Cejusc da Comarca de Laranjeiras foi inaugurado em 2022 e já tem desenvolvido ações voltadas para a cidadania na unidade da Justiça. O grupo folclórico Cacumbis Mirins de Laranjeiras abriu as atividades de hoje e, de acordo com Keila Guimarães, o objetivo é trazer outros grupos folclóricos e populares para apresentação no Fórum Levindo Cruz, dentro do projeto Arte no Cejusc.
“Começamos as atividades no final do ano passado. Fizemos o Outubro Rosa, o Concurso Cultural de Desenho e agora a gente está realizando essa atividade na comunidade, juntamente com o Arte no Cejusc. Nós tivemos a apresentação e a exposição de artesanato pela Associação de Costureiras daqui de Laranjeiras. Então, nossa intenção é ampliar e estreitar esse laço com a população e, ao mesmo tempo, informar e prestar um serviço de qualidade e de excelência, que é a nossa obrigação como servidores públicos”, complementou.
Ainda para uma demonstração das ações desenvolvidas pelo Cejusc, foi levado ao público o Cordel do Idoso Esperto apresentado pela Eitcha Companhia de Teatro. Trata-se de uma publicação em cordel produzida pelo Cejusc Aracaju, cujo objetivo é trabalhar a educação financeira do idoso, de forma pertida e com linguagem acessível.
“Dentro do setor de Cidadania trabalhamos com vários projetos voltados para comunidade e com o objetivo de levar a população mais informações sobre cultura da autocomposição, da conciliação e mediação. Então, temos o projeto Escola com Fórum, no qual crianças e adolescentes conhecem como é que o fórum funciona, como é que é essa nova modalidade de trabalhar o conflito, utilizando diálogo. O Cejusc na Comunidade leva para a população o funcionamento do Cejusc; o Idoso Esperto visa a educação financeira e o projeto Contas em Dia também orienta acerca do planejamento financeiro”, explicou Heloisa Joana, coordenadora de Cidadania do Cejusc Aracaju.
Planejamento Estratégico 2021/2026MacrodesafioPREVENÇÃO DE LITÍGIOS E ADOÇÃO DE SOLUÇÕES CONSENSUAIS PARA CONFLITOS