CNJ reúne autoridades no II Encontro do Sistema de Justiça
CNJ REÚNE AUTORIDADES NO II ENCONTRO DO SISTEMA DE JUSTIÇA
O evento tratou da área da infância e juventude e debateu o acolhimento familiar
16/08/2023
Atualizado há 175 dias
Na terça-feira (15/08), foi realizado o II Encontro do Sistema de Justiça, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento reuniu autoridades e especialistas internacionais para debater o tema “A excepcionalidade da medida protetiva de acolhimento e a preferência do serviço de família acolhedora”. O encontro aconteceu no auditório do CNJ, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.
O objetivo do encontro é sensibilizar gestores públicos, atores do Sistema de Justiça e membros da sociedade civil envolvidos com este serviço para debater as hipóteses em que esta medida protetiva de acolhimento em Família Acolhedora há de ser prioridade. A programação contou com 4 painéis com os temas: “Serviço de Família Acolhedora no Brasil: panorama, avanços e desafios”, “Criança e adolescente em medida protetiva: a prioridade da prioridade”, “Boas Práticas” e “Estratégias de apoio à implantação de acolhimento em família acolhedora”.
A juíza de Direito titular da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, coordenadora estadual e membra do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (Consij) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Noeli Reback, palestrou no 4° painel do Encontro, e apresentou algumas das atividades realizadas pelo TJPR, além de reforçar a importância da união dos poderes quanto a implantação de acolhimento em família acolhedora: “A gente tem algumas experiências que deram muito certo, no Paraná a gente fez em termos do Tribunal de Justiça uma prática muito interessante, onde o poder judiciário elaborou um manual para sensibilizar os magistrados sobre o tema. Nós temos que pôr a mão na massa mesmo, e temos que trocar experiência, um ajudar o outro para ver o resultado.”
Confira a programação do II Encontro do Sistema de Justiça!