Encontro apresenta inovações em tecnologia e governança para gestores judiciais de Comarcas do Interior
“Batemos a marca histórica de meio milhão de processos julgados em menos de nove meses. Esse resultado se deve ao trabalho do desembargador, do juiz e também dos nossos servidores”, assim o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, abriu o 4º Encontro com Gestores da Área Judiciária, realizado nessa sexta-feira (13/09), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
Para um público formado por diretores de unidades judiciárias de comarcas do Interior do Estado, além de gestores da Secretaria Judiciária do Cariri (Sejud Crajubar), o presidente reforçou o compromisso da Administração do TJCE em priorizar a solução rápida dos processos judiciais, com foco na atividade-fim. Para isso, além da valorização dos profissionais da Justiça, tem investido fortemente em modernização da gestão e em novas tecnologias. “Precisamos buscar o aprimoramento todos os dias, acompanhar os dias de hoje, as mudanças tecnológicas. Quem se atualiza não se assusta com a Inteligência Artificial (IA)”, afirmou.
O juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rafael Leite, acompanhou a abertura do encontro. Um dos formadores do MBA em Gestão Pública e Inovação, oferecido pela Esmec para magistrados(as) e servidores(as), ele destacou os avanços da Justiça cearense. “Tenho acompanhado a evolução do Tribunal de Justiça do Ceará há alguns anos. A gente tem visto investimento significativo na melhoria dos fluxos de trabalho e no aprimoramento da prestação jurisdicional, por meio de um ciclo de inovação tecnológica constante. O impacto é gigantesco e está a olhos vistos, na quantidade e também na qualidade de tudo o que é feito”, disse.
O magistrado também destacou a importância do encontro, como iniciativa que busca preparar os servidores para essa nova realidade, demonstrando o acesso de forma rápida e prática às novas ferramentas. “O TJCE está de parabéns e participa, em âmbito nacional, do Poder Judiciário do futuro”, complementou Rafael Leite.
Rafael Leite é juiz auxiliar do CNJ e atua como formador do MBA da Esmec
ROBÔS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Os participantes puderam conhecer os robôs que já estão disponíveis para utilização pelas unidades judiciárias, como o Mecanismo Identificador de Atos Similares (Midas) e Transcrição Automática de Linguagem por Inteligência Artificial (Talia), entre outros que estão em desenvolvimento. Para saber mais sobre os robôs e como solicitar o acesso, veja a página na TJNet.
Adriana Barbosa, diretora de secretaria da 2ª Vara Cível de Beberibe, foi uma das presentes. Para ela, foi uma oportunidade de conhecer melhor as tecnologias que já impactam o dia a dia de trabalho na Justiça. “Acredito que esse encontro veio no momento certo dessas mudanças e inovações que estão acontecendo e a gente precisa estar atualizado, para desenvolver um trabalho com maior praticidade e efetividade”, disse.
Lucas Victor, diretor de secretaria da 2ª Vara de Itaitinga, também ressaltou que a ampliação do conhecimento dos profissionais, com o auxílio das facilidades trazidas pelas tecnologias, atua em prol do desempenho das unidades e da qualidade do serviço oferecido pela Justiça. “O Tribunal está disponibilizando ferramentas que podem facilitar o trabalho desempenhado por toda a secretaria da Vara, que com certeza só vêm agregar. Acredito que a máquina agregada à qualificação técnica do ser humano só tende a produzir um resultado muito mais satisfatório, um auxiliando o outro”.
INTEGRAÇÃO E VALORIZAÇÃO
Com o tema “Valorizando a atividade-fim”, o 4º Encontro com Gestores da Área Judiciária iniciou no dia 06 de setembro, com um primeiro momento voltado para diretores(as) de secretaria das unidades de 1º grau de Fortaleza e para oficiais(las) de gabinete das unidades do 2º grau de jurisdição. O segundo momento, que ocorreu nessa sexta-feira (13/09), recebeu gestores(as) das unidades do Interior.
Organizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o evento fornece orientações relevantes para o bom cumprimento dos procedimentos das unidades judiciárias, com enfoque na produtividade e na gestão. Outros temas abordados ao longo da programação do encontro, que durou todo o dia, foram o Programa de Acompanhamento das unidades judiciárias, realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça, programa de certificação em gestão da qualidade “+ Gestão”; linguagem simples; protocolos de atendimento humanizado; indicadores de produtividade, entre outros.
O chefe do Judiciário Estadual fez questão de participar do encerramento das atividades. Em novo discurso, o mandatário ressaltou a importância da integração promovida pelo encontro e expressou sua gratidão pelo empenho das servidoras e servidores em prol do sucesso da instituição.