NUPEMEC do TJRS realiza visita institucional ao TRF4
Com o objetivo de alinhar e compartilhar experiências relacionadas à justiça restaurativa, mediação e conciliação, magistrados do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul participaram de evento promovido pelo Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região . O encontro aconteceu no dia 7/8.
Participaram da reunião a Desembargadora coordenadora do NUPEMEC/TJRS, Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, o Juiz coordenador do CEJUSC JR/POA, Fábio Heerdt, a Juíza coordenadora do CEJUSC/POA, Josiane Estivalet e servidores do TJ.
O grupo foi recebido pelos Desembargadores Hermes Siedler da Conceição Júnior e Altair Antônio Gregório, coordenador e vice-coordenador do Sistcon, respectivamente.
A equipe do TJRS apresentou a estrutura e as práticas do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos , incluindo a formação de conciliadores e mediadores, e a organização dos 55 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania no estado.
A Desembargadora Vanderlei ressaltou que a aproximação dos Tribunais, com sede no RS é de grande relevância, especialmente, na atual fase de reconstrução do estado após a catástrofe climática.
“Esses contatos visam à realização de eventos e ações conjuntas no intuito de melhor servir aos nossos cidadãos e cidadãs, colocando-lhes à disposição todas as estruturas disponíveis para o atendimento adequado dos conflitos, de maneira que sejam resolvidos com celeridade, efetividade e, sobretudo, com um viés acolhedor e humanitário, indispensáveis nos casos de traumas coletivos. Para tanto, dispomos das práticas restaurativas, da conciliação e mediação que são amplamente utilizadas no Poder Judiciário do RS”, disse a magistrada.
A Juíza Josiane Estivalet também elogiou a iniciativa da reunião conjunta. “Em razão do trabalho inédito, que teve início com ação integrada de conciliação nos tribunais, quando firmada a parceria entre TJRS, TRF4 e TRT denominada “Conciliando, recomeçamos”, houve uma grande aproximação e identificação de demandas comuns às justiças”. A magistrada ressaltou que o objetivo é de fortalecer laços. “Estão sendo construídas pontes que nos aproximam, de forma contínua, no que toca ao tema da auto composição para que possamos, juntos, contribuir na recuperação do nosso estado e seguimos no nosso propósito de construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.
O encontro, que também teve a participação de magistrados e servidores do TRT 4, foi encerrado com a renovação do convite para a participação na XI Jornada de Soluções Autocompositivas, que terá como foco a formação de mediadores, conciliadores e facilitadores da Justiça Restaurativa, além de promover a cooperação entre tribunais.
Participaram também do encontro as servidoras do Nupemec do TJRS, Mariana Jacques, Kely Pereira, Petina Riccardi Lima; e servidores do Sistcon/TRF4 - Adelar Gallina, Fernanda Machado e Nilda Nunes.