TJPR inaugura Espaço Laços e Afetos
TJPR INAUGURA ESPAÇO LAÇOS E AFETOS
Espaço de atendimento multidisciplinar receberá crianças e adolescentes em visitas assistidas e monitoradas
14/10/2022
Atualizado há 440 dias
Na quinta-feira (13/10), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) inaugurou o Espaço Laços e Afetos, sediado no Centro Cívico, e criado com a finalidade de atender, com equipe multidisciplinar, crianças e adolescentes em visitas assistidas e monitoradas das Varas da Família, Infância e Juventude de Curitiba.
Segundo o Núcleo de Estatística e Monitoramento da Corregedoria (Nemoc), somente no primeiro semestre de 2022, 8500 processos foram distribuídos nas Varas de Família, Infância e Juventude, na capital paranaense, sendo que, na maior parte deles, existe a necessidade da intervenção da equipe multidisciplinar.
A proposta do Espaço Laços e Afetos é oferecer para crianças, adolescentes e familiares um lugar mais acolhedor, onde poderão conviver de forma mais lúdica e segura, até que a situação jurídica seja definida. O projeto é pioneiro em todo país e faz parte de um dos princípios norteadores da atual gestão do TJPR, baseado na valorização do ser humano. Em breve, a inciativa também deverá ser expandida para outras comarcas.
“O Espaço representa um instrumento de enfrentamento a uma questão muito séria que vem acontecendo na sociedade atual, que é o problema da ruptura da família. Ele permitirá a reconstrução desse tecido familiar esgarçado por um desgaste, acentuado durante a pandemia. Essa é mais uma iniciativa do Poder Judiciário que se aproxima da sociedade”, explica o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto.
Segundo a desembargadora Lenice Bodstein, a equipe multidisciplinar é formada por psicólogos, pedagogos, médicos, entre outros profissionais, que agora farão o atendimento em um local preparado para o trabalho de retorno ao vínculo. O espaço receberá demandas do Foro Central de Curitiba das Varas da Família, Infância e Juventude e também dos Fóruns Decentralizados, atendendo questões desde o trabalho de estabelecer vínculos, como em uma investigação de paternidade, até situações mais gravosas, como alienação parental, delitos e abusos.
“Nessa semana alusiva à criança e ao adolescente, a inauguração desse espaço coroa o comprometimento do Poder Judiciário paranaense com a plena e a prioritária garantia dos seus direitos”, afirmou a doutora Manuela Simon Pereira Rattmann, representando os juízes das Varas da Família, Infância e Juventude de Curitiba.
Durante o evento de inauguração, também estiveram presentes as desembargadoras Ana Lúcia Lourenço, Vilma Régia Ramos de Rezende, Ivanise Maria Tratz Martins, Maria Mercis Gomes Aniceto, e os desembargadores José Augusto Gomes Aniceto, Robson Marques Cury, Luiz Fernando Tomasi Keppen e Marcos Sergio Galliano Daros, entre outras autoridades.
Confira a matéria no programa "Em Foco" desta semana: