TJPR realiza ações de apoio à campanha Outubro Rosa
TJPR REALIZA AÇÕES DE APOIO À CAMPANHA OUTUBRO ROSA
Durante o mês de outubro, todo o Judiciário se vestiu de rosa como um ato de conscientização
28/10/2022
Atualizado há 467 dias
Nos dias 26 e 27 de outubro, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Centro de Assistência Médica e Social (CAMS), promoveu uma ação de conscientização contra o câncer de mama. O evento contou com a parceria do setor oncológico do Hospital Santa Cruz e se concentrou em duas Unidades Judiciárias e duas Unidades Administrativas, em Curitiba.
Segundo o diretor do CAMS, Dr. Paulo César Andriguetto, há alguns anos o TJPR promove essa ação que conta com uma equipe especializada de médicos e enfermeiros, trazendo orientações sobre a doença. “O câncer de mama, infelizmente, ainda tem se alastrado no mundo inteiro, por isso a campanha é relevante para alertar as mulheres o que deve ser feito anualmente, os exames necessários para prevenção”, afirmou o médico.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Por isso, a campanha Outubro Rosa é celebrada, anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.
“Durante todo o ano precisamos salientar para as mulheres pensarem mais na sua prevenção, para os homens também pensarem na prevenção das suas companheiras, mães e filhas. Infelizmente, temos visto cada vez mais casos, porém com diagnósticos mais precoces, temos tido resultados melhores”, explica o médico oncologista do Hospital Santa Cruz, Dr. Lucas Uratani.
As magistradas, servidoras, estagiárias e colaboradoras ouviram atentamente as orientações sobre autocuidado que podem fazer muita diferença. “Nós, como mulheres e mães, estamos sempre cuidando dos filhos e da família e acabamos esquecendo de nós mesmas, por isso esse tipo de ação é muito importante para que a gente tenha esse autocuidado”, afirmou a servidora Ana Carolina Gerardi.
Outras Ações no TJPR
No dia 26 de outubro, a Ginástica Laboral disponibilizou, em suas aulas, um questionário, com o objetivo de analisar a qualidade de vida dos colaboradores e colaboradoras do TJPR, e promover uma reflexão sobre o autocuidado. Durante todo o mês de outubro, persas unidades do Judiciário escolheram um dia para se vestirem de rosa como um ato de conscientização.
Confira no vídeo a seguir como o rosa se espalhou por todos os cantos do judiciário paranaense: