Sexta-feira
26 de Junho de 2026 - 

STANCHI & OLIVEIRA

Cotação da Bolsa de Valores

Bovespa 0,92% . . . .
Dow Jone ... % . . . .
NASDAQ 0,02% . . . .
Japão 1,86% . . . .

Previsão do tempo

Segunda-feira - Rio de Jane...

Máx
32ºC
Min
24ºC
Chuva

Terça-feira - Rio de Janei...

Máx
34ºC
Min
26ºC
Parcialmente Nublado

Quarta-feira - Rio de Janei...

Máx
35ºC
Min
27ºC
Parcialmente Nublado

Quinta-feira - Rio de Janei...

Máx
34ºC
Min
26ºC
Parcialmente Nublado

Controle de Processos

TRE-SP lança projeto de eficiência energética em parceria com a Enel

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em parceria com a Enel Distribuição São Paulo, lançou seu projeto de eficiência energética, que pode garantir a diminuição do consumo anual de energia do Tribunal em mais de 600 MWh (megawatt-hora). Essa economia equivale a mais de R$ 280 mil por ano ou ao abastecimento de cerca de 200 residências durante o mesmo período. O diretor-geral do TRE-SP, André Pavim, e o presidente da Enel São Paulo, Guilherme Lencastre, participaram da cerimônia de lançamento do projeto, nesta quinta (25), na sede da concessionária, na zona sul da capital.O diretor-geral destacou a parceria com a Enel, principalmente em anos eleitorais, para manter a segurança energética no dia do pleito, e a “persistência” da equipe de engenharia do Tribunal, para conseguir lançar o projeto, após tentativas anteriores. Pavim ainda ressaltou planos para a usina fotovoltaica da Corte paulista. “Nós esperamos mesmo gerar essa economia toda, principalmente depois, com a usina fotovoltaica no futuro. É um ganho para toda a sociedade”, concluiu.Corte Eleitoral paulista quer zerar emissões de carbono do Tribunal até 2030O projeto com a Enel inclui a troca de aproximadamente 300 lâmpadas convencionais pelo modelo LED, mais econômico e moderno, e de 130 aparelhos de ar-condicionado por modelos de alto rendimento, projetados com gás refrigerante ecológico, que protegem a camada de ozônio e possuem baixo potencial de aquecimento global. As mudanças serão implementadas em quatro prédios do TRE-SP na capital, localizados na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Rua Francisca Miquelina, na Rua Doutor Falcão Filho e na Rua General Júlio Marcondes Salgado. As obras foram iniciadas este mês e devem terminar em outubro.O diretor-geral do TRE-SP, André Pavim, no lançamento do projeto de eficiência energéticaParticiparam da cerimônia a diretora de sustentabilidade da Enel Brasil, Letícia Curado, o responsável de sustentabilidade da Enel São Paulo, Nelson Assumpção Neto, e a especialista de sustentabilidade da concessionária no estado, que acompanhou o projeto do TRE-SP, Ana Maria Maranho. Os visitantes do Tribunal também puderam conhecer o centro de operações da empresa e entender mais sobre projetos relacionados ao Programa de Eficiência Energética (PEE).A adoção de soluções de eficiência energética pela Justiça Eleitoral paulista integra o Plano Estratégico Institucional do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) 2021-2026, no quesito de garantia de energia acessível e limpa. O documento está em conformidade com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7), estabelecido pelas Nações Unidas, a fim de garantir o acesso à energia acessível, segura, sustentável e moderna para todos.Chamada Pública de ProjetosA iniciativa do TRE-SP foi selecionada por meio da Chamada Pública de Projetos da distribuidora, que integra o Programa de Eficiência Energética, viabilizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Chamada Pública permite que instituições públicas e privadas apresentem propostas para obter recursos do Programa e já contemplou mais de 100 projetos. O investimento para o projeto do TRE-SP gira em torno de R$ 2,9 milhões.Empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas do setor de energia elétrica têm a obrigação legal de aplicar um percentual de sua receita em pesquisa, desenvolvimento e projetos de eficiência energética, em conformidade com a Lei nº 9.991/2000.De acordo com a Enel, o Programa de Eficiência Energética existe desde 1999, investindo em projetos de consumo consciente de energia em equipamentos, melhoria de instalações elétricas e ações educacionais de clientes. O programa pode contemplar diferentes segmentos, como hospitais, prédios públicos e comunidades de baixa renda, focando na modernização de sistemas de iluminação, refrigeração e climatização, além da implantação de usinas fotovoltaicas e substituição de equipamentos ineficientes.Representantes da Enel e do TRE-SP no lançamento do projeto de eficiência energéticaimprensa@tre-sp.jus.br
26/06/2026 (00:00)
Visitas no site:  29502912
© 2026 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia